QUEM SOMOS

O Instituto de Pesquisas e Análise da Fecomércio (IPF-MT) foi criado em 2020 e faz parte da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). 

O IPF-MT é formado por profissionais com conhecimento nas áreas de estatística, sociologia, economia, administração, contabilidade, comunicação e tecnologia da informação.

Além de realizar pesquisas e análises referentes ao setor do comércio, o instituto também atua no desenvolvimento de pesquisas aplicadas em outras áreas, bem como na elaboração de trabalhos inéditos com teor econômico-administrativo e na interpretação de cenários políticos e sociais.

MISSÃO

Exercer a função de provedor de informações para o comércio estadual, através do fornecimento de dados e estudos para nortearem suas decisões e garantir o desenvolvimento local.

Desenvolver pesquisas de forma contínua que proporcionem mais conhecimento sobre comportamento, mercado e negócios que envolvam principalmente empresas, comércio, produtos e serviços.

Aplicar programas de investigação e estudos segmentados para uma melhor leitura de mercados e produtos no Estado de Mato Grosso, integrando mercado/economia local versus mercado/economia global.

 

VISÃO

Ser uma referência na construção do conhecimento necessário para melhorar o posicionamento estratégico de comercio e desenvolvimento, com vista ao cliente e ao Estado de Mato Grosso, e assim ser um instituto de excelência, reconhecido nacionalmente pela inovação e serviços prestados.


VALORES


Trilhar os caminhos da: Ética, Eficiência, Credibilidade, Compromisso e Disseminação de informação.

  • Desenvolvimento: Perseguimos o crescimento constante e sustentável. Estamos sempre prontos a reaprender e a começar de novo.

  • Comprometimento:Nos esforçarmos para oferecer o melhor e nos comprometemos a superar nossos limites e as expectativas de nossos clientes.

  • Credibilidade:Confiamos em nossa capacidade de realização. Preocupamo-nos em analisar os efeitos e a responsabilidade de nossas ações sobre os outros.

  • Respeito:Valorizamos a nós mesmos e aos outros. Aceitamos os diferentes pensamentos, sentimentos e opiniões.

  • Integridade:Reverenciamos a honestidade e valorizamos a verdade.

  • Responsabilidade:Somos responsáveis por tudo o que realizamos. Quando, involuntariamente, cometemos algum ato falho, admitimos e fazemos o que estiver ao nosso alcance para repará-lo.

  • Perseverança: Somos persistentes e sabemos que, com o tempo e o uso da razão, podemos superar as maiores adversidades.

  • Independência: Valorizamos nossa capacidade de buscar a independência financeira do instituto.

EQUIPE_00.jpg
José Wenceslau de Souza Júnior
Presidente da Fecomércio-MT

Natural da cidade Patrocínio (MG), José Wenceslau de Souza Júnior veio para Cuiabá em 1980 e aqui montou sua primeira loja no segmento de ferragens e material para construção. Graduado em Gestão Comercial, Wenceslau tornou-se diretor da Verdão Material para Construção, em 1995. Hoje, o empreendimento possui 1 matriz, 2 filiais e 1 centro de distribuição com mais de 11.000 m2, empregando 142 colaboradores diretos e 36 indiretos. Além disso, José Wenceslau foi fundador e presidente da Acomac/MT, por dois mandatos, assumiu a presidência do Sindcomac-MT e de cargos de autoridade em outras entidades do segmento. Atualmente, ocupa o cargo de presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-MT.
                                    

EQUIPE_01.jpg
Igor Cunha
Superintendente da Fecomércio-MT

Formado em Administração e bacharel em Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC) e em Gestão Comercial pela Cândido Rondon (UNIRONDON-MT). Possui especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e é técnico em Programação Neurolinguística, além de gestor e especialista em sindicatos e associações há 13 anos. Atualmente, ocupa a superintendência do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso.

EQUIPE_05.jpg
Hamilton Domingos Teixeira
1º Diretor Tesoureiro

Formado em 

EQUIPE_02.jpg
João Edisom De Souza
Diretor Senior de Análise

É formado em Filosofia e Pedagogia, mestre em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB-MS), mestre em Ciência Política e Educação pela Universidade de Cuiabá e pela Universidade de São Paulo (UNIC/USP), tem doutorado em Teologia pela Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC–RS) é consultor político e coordenou grupos de pesquisa durante 16 anos na Universidade de Cuiabá.

EQUIPE_03.jpg
Maurício Munhoz Ferraz
Diretor Senior de Pesquisa

É economista pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e cientista social pela Universidade Federal Mato Grosso (UFMT), tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal Mato Grosso (UFMT)  e foi o ganhador do prêmio Celso Furtado de Economia – 2017. Tem ampla experiência com pesquisa e desenvolvimento de indicadores.

EQUIPE_04.jpg
Matheus Canhete
Assessoria Técnica

Formando em economia pela UFMT, estagiário de pesquisa na mesma instituição e entusiasta em raspagem e análise de dados (com Python e R)

EQUIPE_06.jpg
Tiffany Midory Rodrigues Kanashiro
Assessoria Jurídica

Formanda e)